segunda-feira, 2 de abril de 2012

Curso de Avesso Perfeito: 1ª aula

O Início sem nós!

Em três aulas, você vai descobrir a mágica de bordar ponto cruz com avesso perfeito e direito mais do que perfeito!

Toda bordadeira de mão-cheia gosta de descobrir recursos que permitam fazer trabalhos impecáveis, não só no direito, como também no avesso. E justamente essas que você vai acompanhar, passo a passo, em três aulas esclarecedoras.

Repare a diferença de acabamento dos corações. À esquerda, no coração com bolinhas, um exemplo de avesso perfeito. À direita, acabamento convencional, com os arremates pelo avesso.

O início

1) Junte as duas extremidades de um fio com 60cm de comprimento e indroduza-o na agulha. Passe a agulha na vertical por entre a trama do tecido pelo direito. Passe a agulha no meio da argolinha formada. 2) Puxe a linha de maneira que a argolinha fique no meio do bloco de fios usado como referência para o ponto - no caso da etamine, o quadradinho. Pegue a trama do tecido novamente à direita. 3) Puxe a linha formando um Y. Introduza a agulha na vertical selecionando o mesmo número de fios à frente e puxe, formando o segundo ponto inferior da carreira de ida. Repita, até completar a carreira.

A primeira carreira de ida e volta

1) Volte cruzando os pontos da carreira de ida, para completar o ponto cruz. Repare que durante todo esse trabalho a agulha é sempre introduzida na vertical, seguindo a trama do tecido. 2) Para arrematar o último ponto, passe a agulha sob o último fio cruzado. Se a textura do tecido permitir - no caso, a etamine - você pode também passar a agulha entre os fios da trama. 3) Introduza a agulha na vertical entre a trama do tecido e repita as duas sequências anteriores para o ponto ficar bem firme. Corte a lionha bem rente ao bordado.

O ponto cruz isolado

1) Para fazer um ponto isolado, o início é idêntico ao indicado na primeira etapa, acima. Depois que obter o Y, volte coma agulha para o ponto inicial e leve-a para baixo, passando entre a trama do tecido, para formar o X. 2) Leve a agulha para o canto oposto em diagonal, passando sob a última linha cruzada. Para o ponto Não ficar muito volumoso, pode-se passar a agulha entre a trama do tecido - mas só no caso da etamine. 3) Desça novamente, introduzindo a agulha na vertical. Repita as duas sequências anteriores quantas vezes achar necessário para prender bem a linha antes de cortá-la. Ou, então - no caso da etamine -, passe a linha por trás da trama do tecido, pelo avesso, até chegar ao lugar do próximo ponto.

E na próxima aula...

Você vai aprender os truques para descer ou subir na vertical, em diagonal e alternando os pontos. Não perca!

Fonte: Manequim Ponto Cruz

Ponto atrás


Muitas dúvidas sobre o ponto atrás, que realmente não é ensinado nesta aula porque não é o foco.  Porém aqui neste vídeo, você pode aprender e ainda conferir várias outras aulas no canarl WR Ponto Cruz Artes.

Aviso Legal / Disclaimer

O Portal do Ponto Cruz nasceu em março de 2012 com o objetivo de compartilhar material de qualidade e acessível a todos que busquem conteúdo sobre o bordado em ponto cruz.

É também um espaço sem fins lucrativos e não há pretensões de nenhuma violação que prejudique os principais autores.

Este blog é brasileiro!