Um olhar mais atento ao estilo vintage


Atualmente, o vintage é um dos estilos mais populares do momento. Todo lugar que você passa, lá está ele. Pessoas estão vestindo, decorando, visitando feiras e é claro, bordando! Mas quando exatamente este estilo voltou com tudo? E porque gostamos tanto de bordá-lo?

Para ser preciso, vintage é tudo aquilo que já foi moda alguma vez. Cores da moda e estilos de decoração dos anos 70, hoje podem ser ditos como estilo vintage, porque eles já estiveram antes em evidência. Mas no mundo do artesanato e decoração caseira, quando dizemos "vintage", nos referimos a algo mais sutil, clássico, delicado e belo. Como feixes de rosas, formas elegantes vitorianas, cores pasteis em formas rústicas, o shabby chic.

As revistas de ponto cruz tem investido bem em criações e várias delas estão recheadas de gráficos no estilo vintage, com formas florais, vitorianas e algumas reconstruções do século XX.

Várias técnicas de bordado, além do ponto cruz usaram cores e formas vintage para decorar, especialmente almofadas e peças de decoração de sala de estar. Atualmente, poltronas e assentos com tapeçaria bordada foram deixados no passado, mas o estilo de flores vitorianas são tão amados que podem ser encontrados no mundo da moda e decoração.

 

 


Sendo esquecidos em vários baús e porões por muito tempo, agora nós voltamos a amar este estilo tanto quanto nossas queridas avós. Mas, o que causou esse ressurgimento tão espontâneo?

Por conta de crises econômicas em várias partes do mundo, pudemos contar com uma verdadeira revolução artesanal nos últimos anos. A ideia do "Faça Você Mesmo" tem sido o apelo inicial para mulheres do mundo todo tirarem das gavetas seus kits de costura e colocar em prática suas habilidades voltando para artes muito queridas, como o próprio ponto cruz.


Ao mesmo tempo, foi-se voltando as atenções para os estilo de design e moda original de cada época. Já viu como tá na moda usar estampa floral dos anos 30? Ainda mais que hoje não tem problema nenhum você pegar este vestido velho e transformá-lo em uma linda bolsa. Quer bordar algo lindo para uma amiga mas não tem dinheiro para gastar com tecido e linhas novos? Fácil! Você pode reutilizar um lençol antigo ou fronha para compôr algo original e maravilhoso. Você pode criar um quadro em um bastidor de madeira bordando flores diversas nele. E graças à revolução vintage, nada será tão chique e moderno do que um presente original.

O senso de nostalgia tem sido um grande impulso para a popularização do estilo vintage. Muitas de nós adoramos lembrar nossas vovós fazendo as coisas com todo o amor e carinho com as próprias mãos. E cá estamos nós, em pleno século XXI loucas para encontrarmos algo delas em nossas gavetas.

Uma coisa é certa: O vintage é chique e veio pra ficar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! Leia as especificações antes de enviar:
- Os assuntos que não se referirem ao post serão ignorados
- Não são permitidos comentários com links
- Para outros assuntos, use o formulário da página "Contato"

Dica de Compra: Newsstand

Em meados do mês de outubro eu fiz minha compra de revista na Newsstand , um site inglês que vende várias revistas de lá com distribuição ...