Tipos de tramas da etamine


Quando começamos um novo bordado, uma das coisas que mais temos a tendência é a de não nos atentarmos nas medidas. Poucas pessoas reparam na diferença que há entre as tramas da etamine e isso posso comprometer todo o projeto.

Infelizmente poucos profissionais de armarinhos e até mesmo fabricantes se esquecem (ou até mesmo nem sabem) das diferenças das tramas da etamine. E isso pode fazer com que façamos uma má compra e gastando dinheiro à toa.

A maioria dos gráficos de revista tendem a informar de maneira precisa qual a medida que o gráfico irá ter.


Porém, hoje, com a popularização de gráficos e revistas importadas e sites que disponibilizam gráficos, essa conversão pode ser um pouco mais complicada de se fazer, uma vez que na Europa e Estados Unidos, a etamine (ou aida, como é conhecido popularmente em inglês) possui tantas variações e lá também é mais comum bordar em cânhamo ou linho.

O termo mais comum que você irá se deparar é com o 14 count aida, ou 14 pontos por polegada, o que daria aproximadamente a nossa trama de 7 pontos por centímetro.

Podem haver muitas diferenças se o bordado por baseado em medidas métricas, o ideal é contar os pontos do gráfico no tecido.

Portanto, é sempre bom investir um pouco de tempo em contar os pontos antes de iniciar o bordado.

Veja alguns exemplos de 3 tipos:


Etamine de 5 tramas por centímetro com linha fina


Etamine de 7 tramas por centímetro com linha grossa


Etamine de 7 tramas por centímetro com linha fina

No mercado brasileiro há 5 tipos: De 3, 4, 5,6 e 7 tramas por centímetro.

Aqui no blog, você pode aprender a contar e a converter os pontos em centímetros e nunca mais erras nas medidas do seu projeto, veja como =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! Leia as especificações antes de enviar:
- Os assuntos que não se referirem ao post serão ignorados
- Não são permitidos comentários com links
- Para outros assuntos, use o formulário da página "Contato"

Dica de Compra: Newsstand

Em meados do mês de outubro eu fiz minha compra de revista na Newsstand , um site inglês que vende várias revistas de lá com distribuição ...