Aprenda a Bordar

Vídeo aulas para iniciantes

Abaixo você confere no player, 10 aulas completas de ponto cruz exclusiva para iniciantes. Nas aulas, você vai conferir técnicas como: Avesso perfeito, arremate, contorno, técnica do pingado e ponto francês. Boa aula! =)

Passo a passo da contrução do ponto

Edições Anteriores Agulhas - Você poderá usar agulhas sem ponta de números 24 e 26. Não utilize agulhas grossas para tecidos de trama pequena.
A figura à esquerda mostra como introduzir a linha na agulha.

Edições Anteriores Ponto Cruz básico - Arremate a linha no tecido, comece com movimentos debaixo para cima, fazendo uma carreira de ida até o espaço indicado pelo gráfico a ser bordado. Depois volte fechando com a agulha de cima para baixo, concluindo assim o ponto cruz.

Edições Anteriores

Edições Anteriores
Bordando um ponto por vez - Se você está usando linhas variadas ou fazendo pontos isolados, você deverá completar um ponto por vez. Fazendo o ponto como na figura ao lado, a linha no avesso do tecido ficará na horizontal, tendo assim um avesso limpo. Atenção! Não pule mais que 3(três) ou 4 (quatro) quadrados de trama para iniciar outro ponto, porém se necessário, corte a linha e inicie outro ponto, para que o avesso não fique cheio de caminhos de linha, tornando assim o avesso limpo.

Edições Anteriores Meio Ponto - (¾ de ponto e ¼ de ponto) Para fazer esse ponto, saia com a agulha de um dos cantos do quadrado e continue com o ponto normal. Borde uma carreira de ida até chegar o lugar indicado pelo gráfico e faça o meio ponto no quadrado fechando para o sentido que estiver indicando no seu gráfico.

Edições Anteriores Ponto Atrás - (contorno) Arremate a linha no avesso, introduza a agulha para o direito do tecido, puxando a agulha um quadradinho a frente do lugar de onde saiu antes. Trabalhe seguindo como na figura ao lado. Geralmente usa-se 1(um) fio de linha.

Edições Anteriores Nó Francês - (rococó) Arremate a linha no avesso do tecido e passe a agulha para o direito do tecido. Introduza a agulha em um fio de trama, mas não puxe a agulha. Dê 2(duas) laçadas na linha em torno da agulha, segure firme as laçadas dadas e puxe a agulha. Após feito isso introduza a agulha para o avesso do tecido por outro fio de trama, próximo ao que você introduziu.
Edições Anteriores Arremate - O arremate do ponto cruz básico é feito da seguinte forma: No avesso do tecido, passe a linha por dentro de vários pontos pela trama na diagonal, para deixa-lo mais seguro, evitando que o ponto escape ao lavar.

Um comentário:

ATENÇÃO! Leia as especificações antes de enviar:
- Os assuntos que não se referirem ao post serão ignorados
- Não são permitidos comentários com links
- Para outros assuntos, use o formulário da página "Contato"

Dica de Compra: Newsstand

Em meados do mês de outubro eu fiz minha compra de revista na Newsstand , um site inglês que vende várias revistas de lá com distribuição ...