Negligenciando os pontos = Fracasso!

Oi gente! Todo mundo sabe como estava toda empolgadona compartilhando os fragmentos do bordado do Projeto Bianca lá no Facebook né? Pois bem, o projeto fracassou e tive que recomeçar do zero! Vou explicar...


Eu ainda não sou expert em ponto cruz, só uma entusiasta que não viu as dificuldades pela frente e isso acabou por ser uma grande oportunidade de aprendizado para mim.

Quando comecei a bordar a cabecinha do urso, por vezes me distraí e perdi alguns pontos, logo, essas diferenças foram se tornando tamanhas que acabei por destruir horas de trabalho.

Depois de momentos de fúria e decepção, resolvi recomeçar e recomeçar DIREITO DESSA VEZ!

Recortei novamente a medida na etamine e desta vez contei os pontos e os risquei para ficar iguais aos do gráfico para me seguir como referência completamente visual e não apenas imaginária.

Notei que muitas bordadeiras fazem isso com a própria linha, porém como eu precisarei lavar a peça bordada depois de terminá-la, pelo motivo de tirar também os resíduos de poeira, pele e suor, não me preocupei em marcá-lo.



Então, a lição tá aprendida! E ficam algumas dicas:

  • Preguiça não combina com ponto cruz;
  • Pressa não combina com ponto cruz;
  • Desleixo não combina com ponto cruz;
  • Indisciplina não combina com ponto cruz;

O quê ganhamos com ponto cruz?

  • Exercitar a paciência;
  • Exercitar o foco;
  • Persistência em algo que você sabe que será longo, trabalhoso e demorado;
  • Satisfação em ver algo lindo feito pelas suas próprias mãos!

14 comentários:

  1. Acontece, viu!! Acontece muito! Não fique frustrada! Eu fico conferindo o bordado que estou fazendo a todo minuto porque várias vezes já tive que desmanchar um monte.

    ResponderExcluir
  2. Já me aconteceu o mesmo!Mas eu dou-me ao trabalho de desmanchar e fazer no mesmo quadrilé!
    Boa continuação Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amiga, sabe o que vc precisa? Da técnica das canetinhas! Vai por mim que depois que vc faz assim, nunca mais vc vai querer saber de outra coisa! Uso até pra bordados fáceis, quem dirá bordados complexos!

    Marcar o tecido com canetinha lavável é tudo de bom, pq pra marcar é rapidinho: bota o gráfico em cima da mesa, a etamine do lado e com o dedo da mão esquerda, vai apontando os quadradinhos e com a mão direita marcando a etamine. Na hora que vc pegar a agulha e a linha, vc não vai precisar ficar desviando o olho do bordado pra olhar o gráfico e por isso não vai se perder. Fiz um post pra isso, se quiser dá uma lida:


    http://besteirinhasessenciais.blogspot.com.br/2012/05/tecnica-das-canetinhas.html


    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Amei demais esse post! Isso aconteceu muuuuuuitas vezes comigo.... E é o tipo de coisa que chateia mesmo... mas quem ama ponto cruz nao desiste nunca!
    Adorei as lições de ponto cruz! É exatamente isso!!! ;-)

    Ah! E a Cynthia tem toda razão! Vc precisa experimenta as cantinas laváveis! Ajudam muuuuuuito!

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse lance da canetinha me é novo. Vou testar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. eu só achei canetinha que fixa a tinta no tecido. lavável só para vidro, como eu faço ponto cruz e artesanato só para presente e para meu uso se vocês conhecem alguma coisa com esta função. que eu possa riscar o tecido e depois lavar. favor colocar o nome certinho ou até sugerir alguma marca .

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canetas da feltro para crianças que digam lavaveis.(experimentar sempre num bocadinho de tecido)
      Ou então lápis que venden na retrosaria (rosa ou azul)

      Excluir
    2. Pode ser aquelas canetinhas que as crianças usam para pintar (escolar), mas que vem escrito laváveis na embalagem.

      Excluir
  7. Olá bom dia! Que pena amiga, mas é assim mesmo, a gente sempre está aprendendo alguma coisa nova. Para facilitar seu bordado, você pode usar o pingado antes de bordar, por exemplo, se você estiver no verde, você pinga antes todo(ou que conseguir) o verde e borda, e você vai fazendo isso com as demais cores. De qualquer forma, estava ficando lindo :-)

    ResponderExcluir
  8. Para uma iniciante em ponto cruz você aprendeu rápido e compartilhou dicas riquissimas que só as veteranas conhecem porquejá passaram por isso diversas vezes.
    Parabéns pela persistencia, pela inteligência, pela força de vontade em aprender e pela boa vontade em partilhar seus conhecimentos
    Eu também uso canetinha, as que eu uso são da marca Faber Castel são laveveis, a dica que eu deixo é que ao lavar um boradado com canetinha ultilizem agua quente, sai bem mais rápido que com água fria e dispensa o uso de detergente ou sabão
    Uma otima semana pra vocês!

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Primeiro, parabéns pelo teu blog! Estou assustada como consegue essas revistas e tão rápido!!!
    Obrigada...
    Segundo, ao marcar o etamine como fez, usou caneta (normal) ou lápis?
    Aconselho a usar as canetinhas, conforme as amigas responderem, pois sai fácil ao lavar, enquanto lápis (caneta é pior ainda) é ruim para tirar (tem q esfregar bastante).
    Existe etamine que já vem com os quadrados marcados, e são fáceis de retirar quando prontos. Mas não são fáceis de encontrar. Por isso aconselho a fazer a marcação com fios em casa mesmo.

    Um abraço e continua bordando, pois é uma delícia...

    ResponderExcluir
  10. Amiga, sei o que vc passou pois eu passei mto por isso!!!! Fica tranquila que tudo vai se acertando..... vc poderia ter utilizado o mesmo etamine, pois era só cortas com cuidado a linha.... eu faço isso.... um ótimo trabalho para vc.....

    ResponderExcluir
  11. Ô amiga, já passei por isso no começo, e o meu avesso que ficava uma desgraça, mas aprendi a ficar profissional na net tb com ajuda das coleguinhas blogueiras..hahaha...o maior truque que se usa no ponto cruz e que se vc fizer vai te ajudar muito e que nunca mais vc vai querer deixar de usar é antes de bordar vc PINGAR O GRÁFICO no étamine com HIDROCOR LAVÁVEL !! Isso mesmo, vc vai tipo colocar um pontinho em cada quadradinho igual ao gráfico antes de bordar, é superhipermega melhor do que ficar olhando o gráfico contando e bordando ao mesmo tempo. bjus qualquer dúvida meu e-mail: debora@alagipe.com.br e meu blog é o http://dbuarque.blogspot.com

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! Leia as especificações antes de enviar:
- Os assuntos que não se referirem ao post serão ignorados
- Não são permitidos comentários com links
- Para outros assuntos, use o formulário da página "Contato"

Dica de Compra: Newsstand

Em meados do mês de outubro eu fiz minha compra de revista na Newsstand , um site inglês que vende várias revistas de lá com distribuição ...