Dicas de postura e alongamento para você bordar sem prejudicar a sua saúde |
Alongue-se e aqueça-se
Bordar nada mais é do que uma sequência de movimentos repetidos. Por isso, é muito importante que você se alongue antes de começar. Esfregue o dorso das mãos, abra e feche os dedos, gire os punhos e faça movimentos circulares com os ombros para frente e para trás. Se quiser, faça esse mesmo alongamentos após terminar o trabalho.Para não prejudicar sua coluna e, consequentemente, não sentir dores após parar de bordar, trabalhe em um assento confortável e coloque uma almofada sobre o colo, para que o bordado fique em um local mais alto e próximo aos seus olhos.
Pausa para o descanso
Passar horas a fio bordando não é sinal de que o trabalho irá render mais, pelo contrário, o que cansaço tomará conta e a qualidade do bordado será prejudicada. Levante-se pelo menos uma vez a cada hora, sem fazer movimentos bruscos. Caminhe um pouco, espreguice e alongue seu corpo. Esses intervalos podem durar cerca de 10 a 15 minutos, o que já faz com que o corpo relaxe.Cuidados com a postura e a iluminação
Procure, em primeiro lugar, escolher um local bem iluminado para bordar. Nunca force a vista no escuro, tentando enxergar os pontos e os buraquinhos da trama.Escolha um assento com a altura que você consiga encostar os pés no cão para facilitar a circulação do sangue nas pernas e mantenha a coluna ereta.
Com essas dicas, seus trabalhos irão ser concluídos mais rapidamente e te motivar a bordar cada vez mais! =)
Eu bordo bastante e realmente tem que prestar atenção nesses detalhes, para o bem da nossa saúde! Bjks
ResponderExcluir